Linha Editorial, veja porque você PRECISA disso no seu negócio/blog.

Esse é um conceito que não é novo, mas é de essencial importância para todo mundo que deseja trabalhar divulgando conteúdo, seja para sua empresa, seja para o seu Blog pessoal, seja para qualquer tipo de meio de divulgação.

Se você não souber o que é uma linha editorial, é muito fácil perder o foco no tipo de informação que você divulga, inclusive porque tudo muda na era da tecnologia, hoje temos o Facebook e Instagram como principais redes sociais, mas depois podemos acabar passando mais tempo em outras redes sociais. Então como manter a mesma mensagem independente da rede social que usamos? Através da Linha Editorial.

Esse conceito é importante para trazer para seu blog/empresa direcionamento das mensagens que você manda a seus seguidores.

A consequência de não saber a linha editorial é você parecer vago e não ter nenhum objetivo, ou também não ter relevância, o que irá te “custar” com a falta de seguidores, já que o seu conteúdo passa a ser visto como não relevante.

Mas então o que é a linha editorial?

Vou colocar a linha editorial do influenciador Ícaro de Carvalho.

Através da Linha Editorial você restringe os tipos de temas que você irá falar, toda vez que um assunto lhe vier a cabeça, veja primeiro se ele se encaixa na sua linha editorial.

A Linha Editorial é o conjunto de temas que você aborda.

Para mim, quanto mais específico melhor…

Mas vale lembrar que o Ícaro de Carvalho tem a linha editorial mais extensa entre os seus concorrentes, o Érico Rocha por exemplo possui apenas um tema na linha editorial dele, que seria Fórmula de Lançamento.

Não é a toa que ele fala tanto sobre o 6 em 7.

Tente na sua Linha Editorial escrever sobre 3 temas, 2 profissionais e 1 não profissional, pode ser qualquer coisa.. Desde filme, religião, algo que você goste de escrever a respeito.

Isso deixará seu blog e sua criação de conteúdo mais interessante aos seus leitores.

Veja como exemplo agora como é complicada a definição de linha editorial do Wikipedia:

Entende porque é importante agora falar sobre esse tema aqui? É dificil você sequer tentar fazer uma linha editorial com uma definição dessas…

Simplificando as coisas podemos fazer elas mais aplicáveis, o erro de complicar o tema da Linha Editorial é que justamente ninguém irá tentar fazê-lo se ficar complicado demais.





Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s