Pirâmide de Maslow, porque todo Marketeiro tem que saber disto.

Esse é um conceito bem básico, mas é fundamental para publicitários e marketeiros.

A hierarquia de necessidades de Maslow é uma teoria da Psicologia proposta por Abraham Maslow em seu artigo “A teoria da motivação humana”, publicado em 1943 na revista Psychological Review.

Essa pirâmide representava o que o ser humano tinha que completar para atingir a satisfação plena, ou seja, a satisfação no trabalho e na vida pessoal.

A pirâmide começa desde as necessidades mais básicas do indivíduo, como água, comida, sono, etc. Até as necessidades de auto estima e auto realização. Essa teoria foi conhecida como Teoria da Hierarquia das Necessidades, no qual foi escrita a primeira vez no seu livro “A Theory of Human Motivation”.

Quais níveis essa pirâmide tem?

Ela é dividida em 5 níveis, eles são divididos de acordo com a relevância e o lugar que ocupam em nossa vida, e em nosso desenvolvimento pessoal.

A primeira parte da pirâmide são as necessidades fisiológicas. São as mais básicas necessidades para manter o corpo vivo e saudável.

O segundo nível são as necessidades de segurança. Como por exemplo, segurança física, emprego, renda e recursos, moradia e segurança da família.

Subindo mais um nível, no terceiro nível existem as necessidades sociais. São aquelas que são responsáveis pelo sentimento de pertencimento e intimidade. Como exemplo temos a necessidade de ter um grupo social, amigos, participar de equipes, ter relacionamentos amorosos.

Já o quarto nível se refere as necessidades de estima. Esse nível está relacionado a duas necessidades: a de reconhecer as próprias capacidades e de ser reconhecido por outras pessoas pela capacitação pessoal, ou seja, são as necessidades de reconhecimento.

O último nível se refere a as necessidades de auto-realização. É a procura do auto-conhecimento e o desenvolvimento de necessidades internas. Desenvolvimento pessoal e moral, espiritual, busca de uma missão na vida.



E porque todo Marketeiro deveria saber disso?

Tem uma questão no Marketing que é fundamental para quem está começando. Existe aquela pergunta, “O marketing cria necessidades?”. A resposta que foi ensinado para mim na faculdade foi que não. O marketing se aproveita de necessidades JÁ EXISTENTES para fazer suas propagandas e comerciais, então muitas vezes esse é o ponto de partida de qualquer tipo de propaganda nova. Primero, qual necessidade eu quero acertar?

Diz-se que quanto mais baixo na escala da pirâmide seu produto estiver, mais fácil será de vende-lo, quanto mais em cima da pirâmide das necessidades o seu produto estiver localizado, mais difícil será de atingir seu público, pois muitos ainda não satisfizeram ainda suas necessidades básicas, são poucos que chegam até o topo da hierarquia das necessidades.

Pegamos por exemplo o comercial de manteiga e margarina. Como este material não é essencial para o funcionamento do corpo humano ou da sua saúde, ele não está situado no nível mais básico da pirâmide, então muitas vezes as empresas de manteiga procuram outra necessidade no nível de hierarquia que desejam atingir. E geralmente elas escolhem as necessidades sociais

Rodrigo Faro - #Prodianascerfeliz - YouTube



Esse é um exemplo clássico de propaganda de margarina, deixando uma família feliz ao fundo (nessa imagem tentando passar de forma sutil). Neste caso estão atacando o terceiro nível da hierarquia de Maslow, sobre as necessidades sociais.

Tentando assimilar o produto a uma família feliz,
esse visa de forma sútil querer preencher a necessidade social do ser humano querer ser aceito, tendo em vista a venda da margarina, claro.

A Qualy gosta muito de bater nesta tecla da Família.
Mais uma da Qualy
Até a Coamo entrou nessa.

Todo Marketeiro tem que saber em qual necessidade ele estará querendo atacar quando faz sua propaganda, e a propaganda diz muito sobre a empresa e seus valores. Entendendo este conceito, o mesmo pode ser aplicado ao fazer propagandas de marketing digital.

Aonde esse conceito pode ser aplicado no seu negócio? Veja na prática como pode ser feito e tire bom proveito disso. Espero que lhe ajude.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s