Você que não conhece o Inbound Marketing, saiba que isso se refere a captação de clientes novos usando a estratégia do Marketing de Conteúdo.
Com a pandemia muitos empreendedores foram forçados a ir para o digital (isso para quem só praticava o marketing off-line, sem presença nas redes sociais). Não porque quisessem… Mas sim porque o cenário do mercado havia mudado em 2020…
Hoje temos inúmeras opções disponíveis de empresas de todos os tipos, a oferta aumentou, como consequência, o consumidor passou a ficar mais exigente, pois agora possuem diversas ofertas diferentes … muitas vezes do mesmo produto que o seu.
O Inbound Marketing surgiu da necessidade de sair do marketing tradicional, voltado para as massas, para um marketing mais personalizado, voltado para as necessidades individuais de cada consumidor, se formos traduzir o termo, podemos chamar também de marketing de entrada pois ele tem como principal missão atrair a atenção das pessoas para interagirem com o conteúdo que a empresa produz, podendo muitas vezes até oferecer um formulário para quem deseja entrar em contato com a empresa.
Para fazer com que as pessoas se interessem pela sua empresa, o Inbound Marketing usa o marketing de conteúdo como atrativo.
A metodologia Inbound pressupõe quatro fases: atração, conversão, fechamento e encantamento.

A fase de atração é quando você está criando conteúdos para que as pessoas encontrem o seu site.
A fase de conversão se refere aos clientes que olharam o seu conteúdo e estão interessados em saber mais sobre sua empresa. Para tanto, o melhor é deixar um formulário para que seu cliente preencha, deixando dados para que você venha entrar em contato posteriormente, parte da qual é conhecida por nutrir os leads.
Na sequência, vem a fase do fechamento, que é a compra propriamente dita.
Após a compra, vem a parte de encantamento, que é a fidelização do cliente.

Tratarei a respeito das estratégias de inbound marketing em um próximo artigo.