Contratar Influenciadores Digitais, você realmente quer fazer isso?



Muito se tem dito a respeito do marketing de conteúdo e muito tem sido feito para conseguir a atenção dos seus clientes com esta estratégia de marketing.

O marketing de conteúdo tenta informar para seu cliente informações relevantes do seu produto, ou muitas vezes como seu produto pode se encaixar na rotina diária do seu cliente.

Mas geralmente criar este tipo de conteúdo costuma dar um pouco de trabalho e se toma muito tempo no início…. Então realmente a estratégia de marketing de conteúdo para longo prazo é assim…. Trabalhosa pra ca****.

Tentei então falar com uma empresa intermediadora (tentarei não colocar aqui o nome da empresa), para que essa empresa possa me informar sobre seus influenciadores que estavam registrados em sua plataforma que poderiam trabalhar para mim como divulgadores de conteúdo.

A ideia era simples, ao invés da minha empresa fazer o conteúdo para ser usado no marketing, nós contrataríamos uma pessoa, e deste forma, ela estaria responsável por fazer conteúdo relevante e indicações para o meu site.

Mas o que pode dar errado?

Primeiro, o público.
Não importa qual seja o influenciador(a), o mais importante é ficar ligado no engajamento e no tipo de pessoa que segue ele(a).

Por exemplo, muitas pessoas podem achar que divulgar cosméticos para uma musa fitness, seria uma “tacada certa” para se fazer vendas, aliás, a pessoa tem tantos seguidores, parece ser influente… com certeza lhe traria algumas vendas, não?

Errado.

É engraçado que muitas das musas fitness possuem um público gigantesco de…… HOMENS. Então é por isso que se você der um produto feminino para uma pessoa que muitas vezes possui o público que é 95% masculino, esse método de venda não irá funcionar!

Não tente vender vara de pesca para quem não é pescador…. Busque o seu público certo e ofereça a ele o seu produto, fique muito ligado com o público do influenciador.

Segundo, o engajamento

Muitos influenciadores conseguiram seus seguidores através de campanhas do tipo “marque dois amigos, me siga e concorra a um Iphone!” ou coisas do tipo….

O engraçado é que tem um lado ruim para esse tanto de seguidor que você ganha de repente após uma campanha dessas.

O lado ruim é que você trouxe um público muito mercenário, que não estava nem um pouco interessado no que você estava postando, evidenciando que um número grandioso de seguidores não quer dizer muita coisa, caso essa pessoa não tenha engajamento com seus seguidores… Muitos podem estar ali mas nem estarem tão interessadas no conteúdo do influenciador.

Terceiro, o pagamento

É importante que você formule um contrato, especificando o que cada um terá que fazer…

Não é necessário que se faça uma proposta de contrato muito extensa, porém, pode levar ao influenciador acreditar que está lidando com uma empresa profissional.

Fora isso, deixando bem claro o que cada um terá que fazer, escolha um método de pagamento.

Através desta empresa que eu contratei, achei MUITO cara a proposta deles, para cada influenciador que tinham em sua plataforma, falavam em mais ou menos $600 a $800 reais mensais com cada influenciador, exemplificando o que terá que ser feito na parte de Stories e Feed do influencer.

Cara, sinceramente já ví gente aceitando até 200 reais por mês para publicar semanalmente na página deles.

Então veja o que você pode fazer com o influenciador, pergunte se ela já trabalhou antes com alguma empresa e qual o valor que costumava cobrar para fazer a publicidade em seu canal.

Quarto, investimento a longo prazo

Muitos influenciadores ainda que tenham um bom público, precisam de tempo para convencer sua audiência, então não espere resultados expressivos no curto prazo, haverão aqueles que irão tentar visitar sua loja simplesmente por causa da indicação do influenciador, estes clientes devem ser tratados da melhor forma possível, para que a notícia se espalhe dentro da audiência da influenciador(a) de que a loja que ela recomenda, é confiável.

Então, pense desta forma…. Você pode não estar conseguindo vender tão rapidamente como se costuma quando se tem uma propaganda na TV, ou uma propaganda via Facebook Ads, estes costumam trazer retorno mais rapidamente, porém, com o influenciador conquistando a audiência para sua loja e você oferecendo um bom serviço aos seus seguidores, será uma questão de tempo para que os próprios seguidores do canal dele comecem a espalhar a notícia para outros canais.

Então não esqueça de ter RENDA e planejamento antes de sair contratando influenciadores digitais!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s