Clube de Assinatura, o modelo de negócio vale a pena?

Por um tempo, este tipo de negócio esteve em alta no Brasil, porém hoje em dia há uma baixa na busca por este tipo de serviço.

Hoje me deparei com a Assine Store, uma plataforma para você conseguir fazer seu próprio clube de assinatura.

A plataforma é bem completa, podendo oferecer vários tipos de planos para cada tipo de necessidade, se você quiser algo mais em conta…. Infelizmente não terá =)

Essa plataforma é bem cara, o custo de ativação chega a ser de $495,00 o valor mínimo, fora o acréscimo do plano mensal, então, seria melhor você já começar sua estratégia para o seu Clube de Assinatura caso queira começar, pois se você imagina em vender em poucas quantias, bem… Talvez não seja tão interessante assim.

Por um tempo, parece que esse tipo de negócio chamou muita a atenção dos empreendedores, mas algo aconteceu que desestimulou a grande maioria dos investidores, mas o que pode ter sido?

Para poder explicar melhor a situação, mais a frente irei compartilhar ver o exemplo mesmo da WINE, esta informação eu consegui através da página do youtube E-commerce na prática.

Em um clube de assinaturas, vale lembrar que o seu lucro é a longo prazo, você provavelmente irá gastar bastante no início, para chamar seus clientes para a plataforma, porém, ela só irá lhe dar lucro nos próximos meses, pois você não precisará pagar mais em publicidade para conseguir este cliente novamente, ele ficará com você um bom tempo após a assinatura do seu plano.

Boa parte dos empreendedores que começaram com o clube de assinatura, não conseguiram prever outros custos, como por exemplo o frete. Conforme você oferece para o seu cliente uma facilidade de poder fazer o pagamento mensal e receber o produto que ele(a) gosta, muitos começam a achar muito custoso o valor acumulado de pagamento em frete ao longo dos meses.

Veja primeiramente se você já não possui algum concorrente com o plano de assinatura mensal, pois se você não conseguir oferecer o valor que seu concorrente está oferecendo (neste exemplo o frete gratuito) o seu plano pode acabar não ficando lucrativo…

Veja o exemplo abaixo, que consegui do canal E-commerce na prática

Este era um exemplo de uma loja de vinhos.

Neste modelo de negócio, para você conseguir fazer 10.000,00 reais mensais em lucro, você precisaria de 1.000 assinantes ativos, você conseguiria isso tudo com o seu gasto atual de marketing?

Muitas vezes, o valor comercial de venda do clube de assinatura pode representar 10% (digamos) do valor do produto, como foi citado acima, é um ótimo valor para investimento em marketing, você também pode usar desta forma para ter previsibilidade no custo do seu negócio.

Então, mesmo que seu negócio seja próspero, é necessário calcular todos os gastos antes de se jogar fazendo seu próprio clube de assinatura. Fora esses gastos que foram informados acima, é necessário ver qual é o seu Custo Fixo. Isso significa os tipos de pagamentos que você não pode deixar de fazer, como por exemplo salário e aluguel.

O motivo do desestimulo é o custo alto e dificuldade de se ter lucro com a plataforma… É necessário uma boa base de clientes que irão aderir ao seu plano assim que ele estiver ativo, pois assim seus custos com publicidade diminuem, você também precisa ter dinheiro em caixa, pois haverá um prejuízo com as vendas no início, mas a longo prazo ele irá retornar.

Sempre planeje antes de começar sua jornada … Pode lhe salvar de inúmeras dores de cabeça no futuro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s